Tema: Expressões populares nos Campos Gerais
Apresentação: Em folkcomunicação, entende-se por expressões populares todas as manifestações artístico-culturais e folclóricas que tem como base o próprio jeito de ser de uma comunidade ou grupo. Ao retratar esses movimentos pretende-se dar uma maior visibilidade para essas comunidades. Dessa forma o concurso pretende premiar quatro trabalhos que sejam coerentes ao tema e que atendam às seguintes normas:
- Cada aluno poderá inscrever apenas duas fotos sobre o tema;
- As fotografias podem ser tanto preto e branco quanto coloridas, digital ou analógica;
- As fotos devem ser inéditas, com qualidade mínima de 3.2 megapixels;
- Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail do blog: aponteclick@gmail.com ou entregues em CDs;
- Os CDs deverão ser entregues para os alunos do 3º ano Annelize Tozetto e Saulo Marenda;
- Ao fazer a inscrição os seguintes dados devem contar no cd ou e-mail: nome do aluno, legenda das fotos com até 100 caracteres (se houver citação na legenda, colocar os créditos) e instituição aonde estuda;
- O prazo de inscrição vai do dia 31 de outubro até às 17 horas do dia 20 de novembro de 2007;
- O valor da inscrição é de R$ 2 e podem ser entregue para o pessoal da comissão organizadora: Ana Paula Mendes, Annelize Tozetto, Carla Alves, Caroline Diedrichs e Saulo Marenda;
Premiação
Quatro trabalhos serão premiados pelo concurso AponteClick.
O primeiro colocado será premiado com um livro de fotojornalismo ou algum livro de jornalismo e um certificado referente à premiação;
O segundo colocado receberá um livro de jornalismo ou de literatura e o certificado;
O terceiro e o quarto colocado recebem apenas uma menção honrosa e certificado de participação.
Os primeiros três colocados serão escolhidos pela comissão julgadora e o quarto será o mais votado no site.
Comissão Julgadora
A comissão do concurso será composta pelos cinco membros do blog (Ana Paula Mendes, Annelize Tozetto, Carla Alves, Caroline Diedrichs e Saulo Marenda), pelo professor de fotojornalismo Gilberto Voorsluys e pela técnica do laboratório de foto Taís Maria Ferreira.
Nas fotos serão avaliados os seguintes itens:
Coerência com o tema proposto e com as normas;
Criatividade;
Enquadramento e composição.
Resultado
O resultado do concurso será divulgado no dia 28 de novembro no blog e no mural do Departamento de Comunicação. A premiação será entregue no mesmo local a partir das 14 horas.Obs: Todas as fotos enviadas para o concurso serão divulgadas no blog AponteClick (http://aponteclick.blogspot.com) para votação no próprio site.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Presença da Cultura Afro-Brasileira marca PG
Pesquisando sobre as religiões afro-brasileiras, a integrante do grupo AponteClick. Ana Paula Mendes. aproveitou para registrar algumas imagens de sua visita ao terreiro da Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca, localizado no Bairro Santa Luzia (próximo ao Presídio Hildebrando de Souza)

No terreiro nota-se a presença de imagens católicas. Isso se deve ao fato de os escravos africanos terem sido proibidos, durante a escravidão, de cultuar seus orixás. Então, para não deixar sua religião de lado, os escravos passaram a usar as imagens dos santos católicos como um disfarce para suas oferendas. Desta forma, começou o sincretismo entre a religião católica e o candomblé.



As pinturas fotografadas foram criadas pelo artista Cidglei Vantroba.



No terreiro nota-se a presença de imagens católicas. Isso se deve ao fato de os escravos africanos terem sido proibidos, durante a escravidão, de cultuar seus orixás. Então, para não deixar sua religião de lado, os escravos passaram a usar as imagens dos santos católicos como um disfarce para suas oferendas. Desta forma, começou o sincretismo entre a religião católica e o candomblé.



As pinturas fotografadas foram criadas pelo artista Cidglei Vantroba.



segunda-feira, 29 de outubro de 2007
O ser humano é mais que sua pele!

Atinge principalmente jovens adultos entre 20 e 40 anos. Em crianças e idosos é mais raro acontecer. Seus "sintomas" são manchas avermelhadas na pele com descamação branco. Como não tem cura, o tratamento é feito através de remédios, pomadas e cremes hidratantes. Além disso, os portadores devem tomar sol.
Porém, como é uma doença que atinge o físico, as pessoas escondem a doença e muitas vezes caem em depressão. Qualquer abalo no psicológico e no emocional, faz com que as manchas aparecem ou sumam.

O maior problema é o preconceito. A estudante de jornalismo e portadora de Psioríase, Mariana Abrão, conta que muitas pessoas se afastam dela e nem perguntam o que tem. "Agora eu já me acostumei, mas no começo tentava esconder", afirma.
Hoje, por iniciativa própria, Mariana saiu pelo pátio e em algumas salas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para explicar um pouco mais sobre e doença e tentar minimizar o preconceito. A iniciativa, segundo ela, foi bem aceita pelas pessoas. "A grande maioria nunca tinha ouvido falar, então é importante para conscientizar".
Em Ponta Grossa e no Paraná não se sabe de nenhuma entidade que cuide dos portadores de Psoríase. "Geralmente quem tem a doença esconde das pessoas por medo", afirma Maria. Ela completa dizendo que antes também se escondia, mas desistiu e levou "na boa" já que ia ter que conviver até o final da sua vida.
Caso você conheça alguém com psoríase, o e-mail de Mariana é: macmary_abrao@hotmail.com.
O importante é levar a mensagem pra frente e minimizar o preconceito. Afinal, o ser humano é mais que sua pele!

sábado, 27 de outubro de 2007
CELLIP


O ponto alto do Cellip - e que moveu toda a UEPG - foi a feira de livros das editoras das Universidades participantes e de algumas livrarias. Os preços não estavam tão módicos para estudantes, mas mesmo assim era mais baixo que em outras livravias. A equipe do Aponte Click esteve lá e registrou alguns desses momentos da Feira!

Pátio da UEPG ocupado por diversas editoras
Estudantes de Letras da UEPG ajudaram na recepção do Cellip
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Colaboração
A estudante do 3º ano de jornalismo Ana Cláudia Krüger, em suas andanças para fazer matéria para os jornais da sala, tirou algumas fotos e mandou para publicação nesse blog. Elas retratam algumas cenas e paisagens do cotidiano ponta-grossensse e também de região dos Campos Gerais. Se você quiser colaborar, é só mandar um e-mail para aponteclick@gmail.com , com as fotos e com alguma textinho explicando a cena.
Femsa Cervejarias Brasil
A proteção do Redentor em Castro
Prainha de Castro ao longe
Moinho d'água em Tibagi
Choupana em Tibagi
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Devoção
Flores para agradecer à Nossa Senhora.
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Hienas M.C e Arlequinas M.C

No última dia 06 e 07 de outubro, o Hienas Moto Clube e o Arlequinas Moto Clube organizaram uma festa de aniversário para mais de 40 moto-clubes (m.c.) vindo de diversas partes do estado e do país. A festa comemora o 7º ano de existência do Hienas e o 1º da Arlequinas. Devido a uma festa de outro motoclube na capital do estado, somente 26 m.c estiveram presentes.
O aniversário contou com a presença de três bandas de rock: Vinil, Cold 45 e Black-Diamond.
Bandas animam a festa do Hienas e das Arlequinas



Amigos conversam próximo a fogueira
Vários motoclubes marcam presença na festa com suas bandeiras




Amigos aproveitam a festa para conversar
domingo, 7 de outubro de 2007
"Linha Direta e o Telejornalismo Literário"

Na noite da última quinta-feira (4), o jornalista Tiago Cruz lançou o livro "Linha Direta e o Telejornalismo Literário", na Boatinha do Clube Ponta Lagoa. O trabalho surgiu da monografia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), feita por Cruz em 2005. O livro faz uma análise do programa da Rede Globo.

Para o lançamento, Cruz trouxe o apresentador do programa, o jornalista Domingo Meirelles, que também escreveu o prefácio do livro.
Na palestra dada por Meirelles ele afirma que o livro de Tiago tem um diferencial porque foi o único até agora que foi até a fonte para descobrir mais sobre o programa. "Ele não tinha nenhuma idéia pré-formada. Ele foi ouvir pra depois discutir e cristalizar sua monografia", lembra.
O livro pode ser encontrado na Livraria UEPG com o valor de R$25.
Domingos Meirelles e Tiago Cruz em coletiva dada pra imprensa na manhã de quinta-feira, no Hotel Planalto.
Fotógrafo trabalha na entrevista dada por Meirelles e Cruz
Público esperando o início da palestra de Domingo Meirelles.
Tiago Cruz agradece a todos que o ajudaram na confecção do livro.
Meirelles e sua assessora de imprensa esperando o momento de começar a palestra
Assinar:
Postagens (Atom)