segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O ser humano é mais que sua pele!

O dia 29 de outubro é o Dia Mundial da Psoríase e Dia Nacional de Combate à Psioríase. Para quem não conhece, trata-se de uma doença de pele, crônica (que não tem cura) e que não é contagiosa. As causas da doença ainda são desconhecidas. Existem estudos onde a genética é levada em conta, mas isso não necessariamente hereditária.

Atinge principalmente jovens adultos entre 20 e 40 anos. Em crianças e idosos é mais raro acontecer. Seus "sintomas" são manchas avermelhadas na pele com descamação branco. Como não tem cura, o tratamento é feito através de remédios, pomadas e cremes hidratantes. Além disso, os portadores devem tomar sol.

Porém, como é uma doença que atinge o físico, as pessoas escondem a doença e muitas vezes caem em depressão. Qualquer abalo no psicológico e no emocional, faz com que as manchas aparecem ou sumam.

O maior problema é o preconceito. A estudante de jornalismo e portadora de Psioríase, Mariana Abrão, conta que muitas pessoas se afastam dela e nem perguntam o que tem. "Agora eu já me acostumei, mas no começo tentava esconder", afirma.
Hoje, por iniciativa própria, Mariana saiu pelo pátio e em algumas salas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para explicar um pouco mais sobre e doença e tentar minimizar o preconceito. A iniciativa, segundo ela, foi bem aceita pelas pessoas. "A grande maioria nunca tinha ouvido falar, então é importante para conscientizar".

Em Ponta Grossa e no Paraná não se sabe de nenhuma entidade que cuide dos portadores de Psoríase. "Geralmente quem tem a doença esconde das pessoas por medo", afirma Maria. Ela completa dizendo que antes também se escondia, mas desistiu e levou "na boa" já que ia ter que conviver até o final da sua vida.

Caso você conheça alguém com psoríase, o e-mail de Mariana é: macmary_abrao@hotmail.com.

O importante é levar a mensagem pra frente e minimizar o preconceito. Afinal, o ser humano é mais que sua pele!

Nenhum comentário: